Oito cooperativas agrícolas do município do Andulo, na província do Bié, beneficiaram de 4,5 milhões de kwanzas, no quadro do Programa Kwenda, para o desenvolvimento da agricultura na região.
Por: Justiça sem Isenção
Nesta etapa, foram beneficiadas as cooperativas de Mbumba e Lukuku (município do Andulo), Cangalo, Etunda e Kapela (comuna de Chivaulo), Camunda, Cajengo, Caputa e Ngango (comuna de Calussinga), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Local, sob supervisão da Organização Não -Governamental (ONG) CODESPA.
A coordenadora para a área Técnica da CODESPA, Marta Betani, esclareceu que os projectos contemplados estão relacionados com a actividade da Agricultura e Pecuária.
O administrador-adjunto do Andulo para o Sector Económico e Financeiro, Valdemar Calesso, aconselhou os beneficiários a desenvolverem as actividades agrícolas e contribuírem para o crescimento da economia da região. No município do Andulo, a II fase do Kwenda beneficiou cerca de 131 cooperativas, que receberam fertilizantes, sementes diversas, equipamentos de protecção e motorizadas de três rodas, para o escoamento de produtos do campo para os centros de consumo.
Lançado em 2021, o programa “Inclusão Produtiva”, inserido no Projecto Kwenda, vai beneficiar mais de 300 pessoas, ligadas às cooperativas e associações, com o objectivo de dinamizar a actividade agrícola e pesqueira.