O político e Antigo Deputado, Quintino Moreira, presidente do extinto partido Aliança Patriótica Nacional (APN), morreu nesta terça-feira, 1, em Luanda, vítima de doença numa das unidades hospitalares do país, aos 56 anos.
Por: Manuel Romão Da Silva
Quintino Moreira, foi Deputado na Assembleia Nacional e membro do conselho da República, na legislatura 2008_2012. Eleito pela coligação Nova Democracia, nas eleições de 2008.
Nas eleições de 2022, participou com a formação política Aliança Patriótica Nacional, mais não conseguiu assento no Parlamento, tendo o Tribunal Constitucional extinguindo a sua organização partidária.
Quintino Moreira, licenciado em Direito na opção jurídico – política, que já tinha na forja um novo projecto político, visando as eleições de 2027.
Foi fundador e presidente do partido Movimento para a Democracia.
Em Agosto deste ano, solicitou junto do Tribunal Constitucional, acreditação da comissão instalação para criação da sua força política, denominada “Pátria Unida” que ainda aguarda a sua legalização.
O Parlamento em nota de condolência, manifesta profunda dor e consternação pela morte de Quintino Moreira, e refere que Antigo Deputado, era uma figura proeminente no cenário político.