Site icon Portal Justiça Sem Isenção

Activistas pedem dinheiro do FADA: Norberto Garcia afirma que não há promessas de dinheiro.

Um grupo de jovens, prometem manifestar-se dentro de duas semanas, de fronte a sede do FADA para exigir do Director da acção estratégica e planeamento do Gabinete do Presidente da República Norberto Garcia, o cumprimento das promessas que visam a concessão de créditos aos jovens empreendedores.

Por: Adão Paxi.

O Governo entendeu por intermédio do Fundo de apoio de desenvolvimento agrário FADA instituição financeira vocâncioda a concessão de créditos a fim de emponderar a juventude, no sentido de os tornarem empreendedores.

Neste âmbito, o governo por via desta instituição financeira FADA, levou a cabo o programa de fomento ao empreendedorismo concedendo créditos aos jovens, cujas iniciativas não têm tido sucesso por falta do cumprimento do financiamento de valores monetários.

Com base nisto, no dia 19 de Janeiro do 2024 deu início a este programa de concessão de créditos aos jovens a nível do país.

Segundo João Malele Mpanzo, porta-voz daquela plantaforma, depois de felizmente o governo ter conseguido com sucesso efectivar a primeira fase, conforme programado nós os não contemplados louvamos e parabenizamos primeiro o governo pelo êxito e segundo a todos quanto tinha sido contemplado neste âmbito.

No entanto, o governo por via desta instituição financeira FADA prometeu aos demais jovens com iniciativas empreendoras inscritos neste programa mas que não tinham sido contemplados nesta primeira fase, no decorrer de apenas três meses voltaria a ecfetivar a segunda fase, só que lamentavelmente passado mais de 6 meses o governo não consegue sequer avançar uma data para o começo da segunda fase.

Portanto, com base nessa letargia, falta de informação e falta de vontade para o reinício do processo da segunda fase, nós os jovens não contemplados prometemos o seguinte:

1.Manifestação de fronte a sede do FADA

  1. Devolução imediatamente dos nossos processos.
  2. Devolução dos valores, visto que os processos remetidos ao FADA careceu de estudo aos especialistas( projetistas) pagou-se
    Vale ressaltar que nós os não contemplados estamos unidos a nível de Luanda e somos a maioria e que tudo faremos para que sejamos ouvidos, frisou o porta-voz da referida organização, João Malele Mpanzo.

Entretanto, em conversa por via telefónica com o Norberto Garcia, afirmou, ao portal Justiça Sem Isenção, que desde a reunião do Presidente da República com os jovens no Centro de Convenções do Talatona, ficou claro e já está acordado que as instituições públicas, de forma geral, devem encontrar maneiras de apoiar os jovens.

“Ouvimos relatos de jovens contestando a morosidade na entrega dos valores do FADA. Deixo claro que ninguém pode pensar que o FADA dá dinheiro; o FADA não dá dinheiro. Nós oferecemos abertura funcional e operacional para que alguns jovens avancem com seus projetos”, ressaltou Norberto Garcia, Diretor da Acção Psicológica do Gabinete do Presidente da República.

O responsável também destacou que a má interpretação por parte das pessoas tem levado muitos jovens a ter falsas esperanças em relação ao projecto FADA.

“A responsabilidade não é nossa. O FADA tem um comitê; eles sabem como direcionar os recursos. Nós estamos ajudando os jovens e continuaremos a ajudar, porque muitos deles precisam de suporte e acompanhamento”, esclareceu.

Exit mobile version