Angola derrota EUA e chega aos quartos-de-final A Selecção Nacional de hóquei em patins assegurou quarta-feira, com goleada, a passagem aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, de Novara, Itália, ao superar a similar dos Estados Unidos por 9-0, com 5-0, ao intervalo.
POR:Arlindo Canoela
A expectativa criada sobre o desempenho do conjunto angolano diante dos norte-americanos esfumou-se aos 14 minutos, quando Humberto Mendes “Big” selou a contagem da primeira parte, ao apontar o quinto golo.
Depois do jejum de golos, diante de Portugal, o “cinco” nacional apresentou-se com a gana de resolver a pobreza de tiros certeiros.
Dois minutos depois do apito inicial, Gonçalo Nunes marcou o primeiro e anunciou ao que vinha, pois acabou o jogo com um “hat-trick”.
Apesar dos Estados Unidos terem marcado mais golos, no confronto directo com a Argentina e Portugal, a Selecção Nacional soube tirar melhor proveito dos desaires nas duas primeiras jornadas em que marcou apenas um tento.
A entrada sufocante permitiu a Rui Neto, seleccionador nacional, rodar o plantel, com os confortáveis 5-0, ao cabo do primeiro quarto de hora. O segundo tempo não serviu apenas para gerir o resultado.
A equipa procurava desfazer o saldo negativo, pois defensivamente esteve muito regular e ofensivamente houve democracia na marcação de golos, ao serem concretizados por seis jogadores.
A cada duelo, o combinado angolano evolui, e diante de Portugal já tinha mostrado melhor postura em relação ao jogo inaugural frente aos argentinos. O triunfo garante a permanência na elite mundial e o terceiro lugar do Grupo preliminar
Amanhã, os comandados de Rui Neto regressam à quadra do Pavilhão Igor, de Novara, Itália, para a disputa dos “quartos” frente à Itália ou Espanha, que no cair da noite de ontem se bateram pela liderança do Grupo B.
O formato da competição coloca a Selecção Nacional a discutir a passagem para a meia-final diante do segundo classificado da outra série. Angola disputa o Campeonato do Mundo com o objectivo de melhorar o sexto lugar alcançado na última edição, disputada em San Juan, Argentina.