O incumprimento de regras e procedimentos dentro do circuito bancário nacional levou o Banco Nacional de Angola (BNA) a aplicar sanções aos bancos de Comércio e Indústria, S.A. (BCI) e o Yetu, S.A. (YETU) com multas que vão até mil milhões de kwanzas

Por: Adão Paxi

Segundo dados tornados públicos pelo BNA, ao BCI foi aplicada uma sanção pecuniária no montante de Kz 330 400 000,00 (trezentos e trinta milhões e quatrocentos mil Kwanzas), sendo que a multa mais pesada aplicou-se ao Banco YETU no valor de Kz 1 000 000 000,00 (mil milhões de Kwanzas).

O BNA esclarece ter multado o BCI por incumprimento de regras e procedimentos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.

O regulador especifica serem nomeadamente obrigações de avaliação de risco, identificação e diligência, medidas de diligência reforçada, bem como a obrigação de abstenção, previstas por lei.

Igualmente, o banco YETU pelo incumprimento de regras e procedimentos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here