A candidata da lista A à presidência da LIMA, Maria Sapalo Chivemba, defendeu terça-feira, em Luanda, a necessidade de incrementar no Orçamento Geral do Estado verbas para a agricultura. Pretende que este aumento crie impacto social que possibilite o desenvolvimento das comunidades e fomentar o empresariado feminino.
Por: Arlindo Canoela
Maria Sapalo Chivemba, ao discursar na cerimónia de encerramento da sua campanha eleitoral, afirmou que pretende manter e reforçar a unidade da LIMA, dentro do espírito dos princípios de Muangai, além de revitalizar a acção política da organização a nível interno e elevar sua representatividade aos órgãos de direcção do Partido e outros.
A candidata à presidência da LIMA deseja, também, aumentar a presença da organização em fóruns de carácter nacional, regional e internacional, em diversos sectores, e promover a criação de uma associação que congregue, de forma representativa, mulheres de diferentes organizações político-partidárias, da sociedade civil e de ONG, contribuindo para o aprofundamento da reconciliação nacional.
Maria Sapalo Chivemba destacou, ainda, a intenção de educar e orientar crianças e jovens meninas para identificar sinais de violência sexual, doméstica e de assédio sexual no local de trabalho,para além de combater o tráfico de menores, a pedofilia, a gravidez precoce e o casamento infantil e proteger os idosos.
A candidata, também, quer incentivar o ensino das línguas nacionais no subsistema de ensino, promover o respeito pelas autoridades tradicionais e pelos valores culturais, e reforçar a coesão interna dos membros, tendo como base a defesa e o cumprimento dos princípios e valores da UNITA.