Na manhã desta terça-feira 15 De Outubro, 2024, o jornalista do NOVO JORNAL foi expulso da Assembleia Nacional por ter captado imagens sob protestos da UNITA.
Por: justiça sem Isenção
O jornalista angolano do “Novo Jornal”, Romão de Jesus, destacado na Assembleia Nacional para a cobertura do discurso sobre Estado da Nação, do chefe do Estado João Lourenço, foi expulso em pleno exercício da sua funções.
Segundo postou o profissional na conta do Facebook, Romão de Jesus, conta que depois de ter descido para captar o melhor ângulo (fotografar), lá vinha um alegado funcionário da Assembleia Nacional pediu que o profissional abandonasse o local do evento.
Após o início dos protestos na Assembleia Nacional pelos Deputados da maior força na oposição UNITA, fiz estas imagens para registar o momento tendo sido o primeiro a ter descido para registar o ocorrido.
Depois de ter fotografado, fui inquirido a sair daí urgentemente pelo Sr. Lalema que se presume ser funcionário da Assembleia Nacional seguido das seguintes palavras “A chefe disse para não filmar a UNITA. Tens de sair daqui agora” e começou a me coagir fisicamente.
De seguida, fui expulso da sala do plenário pela segurança interna por alegadamente “ter filmado os protestos da UNITA” e me acusavam de ter causado escândalo e opróbrio na sala mesmo eu não tendo dito absolutamente nada e que por isso eu deveria ter estado fora da Assembleia Nacional.