O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai proceder, hoje e amanhã, a entrega formal de equipamentos agrícolas, na província do Cuando Cubango, no âmbito do Programa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar de apoio a cooperativas locais.

Por: Justiça Sem Isenção

De acordo com uma nota a que tivemos acesso, a iniciativa que será realizada à margem do acto de abertura provincial do Ano Agrícola 2024-2025 incluiu o financiamento de nove tractores, sendo três pesados e seis micro-tractores, além de oito motocultivadores, destinados aos beneficiários que cumpriram todos os requisitos necessários para este financiamento.

Dentro do mesmo programa, o fundo desembolsou mais de 410 milhões de kwanzas destinados ao financiamento de 12 novos equipamentos agrícolas às cooperativas no município dos Dembos, província do Bengo.

A presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, destacou recentemente no Bengo, que o fundo já investiu mais de cinco mil milhões de kwanzas no fortalecimento das cooperativas e da agricultura familiar em várias regiões do país.

“Estes investimentos estão alinhados com o objectivo de aumentar a capacidade produtiva, reduzir a dependência de ferramentas manuais e preparar o país para uma produção agrícola mais eficiente e competitiva”.

Com esta iniciativa, referiu o fundo, reafirmamos o compromisso com a mecanização agrícola, visando promover a modernização das práticas e contribuir para o desenvolvimento sustentável do sector.

Estratégia
Esta acção integra uma estratégia mais ampla do Executivo, que inclui a criação de uma Linha de Financiamento destinada a facilitar a aquisição de equipamentos de mecanização ligeira.

A instituição refere que o objectivo é acelerar a produção e a produtividade, garantindo a segurança alimentar e introduzir novas práticas agrícolas, tendo sublinhado que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na economia nacional, sendo responsável por mais de 82 por cento dos alimentos que abastecem directamente as mesas das famílias angolanas.

Além, continuou, de assegurar o acesso a alimentos, gera renda e oportunidades de emprego, contribuindo para a redução do êxodo rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here